Seguidores

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Corpo de Luciano Agra é enterrado em João Pessoa

Enterro ocorreu pouco depois das 17h (horário local).

Velório de Agra foi aberto à população às 10h.

Velório, na Estação das Artes, foi aberto à população (Foto: Krystine Carneiro/G1)Velório aconteceu na Estação das Artes durante toda
a manhã (Foto: Krystine Carneiro/G1)
O corpo do ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra foi enterrado pouco depois das 17h (horário local) desta quinta-feira (11) no cemitério Parque das Acácias, no José Américo. Antes do enterro, houve uma cerimônia religiosa com a presença do arecebispo Dom Aldo e do pastor Estevão Fernandes.

Agra morreu por volta das 22h15 (horário local) de quarta-feira (10), em um hospital particular da capital, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) e por complicações no quadro de hepatite crônica e distúrbio de coagulação. Ele estava internado desde o dia 3 de dezembro.
O velório de Agra foi aberto à população às 10h (horário local) desta quinta-feira (11), depois de cerca de duas horas em que apenas familiares e amigos tiveram  acesso ao local para as últimas homenagens. Muitos políticos e populares passaram pelo local. Durante o velório, o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT) anunciou que vai batizar a Estação das Artes com o nome de Agra. Por volta das 15h40, o cortejo saiu em direção ao cemitério parque das Acácias.
Esposa de Agra destacou o amor do político à cidade  (Foto: Krystine Carneiro/G1)Esposa de Agra destacou o amor do político à
cidade (Foto: Krystine Carneiro/G1)
A irmã de Agra, Zélia Agra, falou que ele foi como um primeiro filho pra ela. “Ajudei a criar, acompanhei toda sua vida. Ele era uma pessoa íntegra, sempre amou João Pessoa”, disse emocionada. Ela declarou durante o velório que vai doar o acervo de livros e discos do irmão para a biblioteca da Estação das Artes.
Já a esposa dele, Welitânia Freitas, lembrou que Agra era um homem que queria viver coisas simples. “Ele queria viver o que pudesse contribuindo com a cidade. Tantas vezes nós saíamos à noite para passear pela cidade e ele gostava de admirar a cidade pela janela”, conta. Segundo ela, ele estava esperançoso no transplante e de que ficaria bem.
Arquiteto teve vida pública curta
Natural de Campina Grande, o ex-prefeito de João Pessoa, nasceu em 25 de janeiro de 1952 e se formou em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fez mestrado em engenharia urbana na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Luciano Agra teve uma carreira política curta, participando de apenas dois pleitos. Ele foi prefeito de João Pessoa de março de 2010 até o fim de 2012, na época filiado ao PSB. Agra foi eleito como vice-prefeito nas eleições de 2008 e assumiu quando Ricardo Coutinho (PSB) renunciou ao cargo de prefeito para tentar - com êxito - ser governador da Paraíba.

Em 2012, ele quis tentar mais um mandato como prefeito, mas perdeu a vaga de candidato do PSB nas convenções do partido para Estelizabel Bezerra. Argumentando que estava sendo excluído da sigla, ele pediu desfiliação em junho de 2012 e passou a apoiar o candidato do PT, o atual prefeito Luciano Cartaxo. Em 2013, se filiou ao PEN.
Nas eleições de 2014, ele se candidatou a suplente de senador de Wilson Santiago (PTB) e fez campanha ao lado do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tentava ser mais uma vez governador. Porém, nenhum dos dois novos aliados de Luciano Agra foi eleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário